Redactores: André & Rita


Santa Margarida
8100-033 Alte


domingo, 27 de janeiro de 2008

Raid Cicloturismo Setúbal - Algarve, com passagem por Santa Margarida

Raid FPCUB Setúbal - Algarve, 21-22 de Abril de 2007

http://www.fpcub.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=29&Itemid=2

Etapa 10. SÃO MARCOS DA SERRA – ALTE
A partir daqui tudo é novo.Por isso o esforço de reconhecimento teve de ser acrescido por forma a se cruzar longitudinalmente boa parte do Barrocal e Serra algarvios. Essa tarefa podia ser algo de muito penoso mas, felizmente, conseguimos suavizar a altimetria seguindo o curso de muitas ribeiras que seguem o seu curso com uma orientação poente – nascente, ou vice versa que são cruzadas inúmeras vezes a vau. É assim até se cruzar o rio Arade, também a vau, onde o relevo começa a acidentar gradualmente.
Após a passagem sob a A2 segue-se o curso da ribeira do Gavião passando por Vale Figueira, Marreiros e Corchica e, após se cruzar a mesma começa uma longa subida até Santa Margarida e daí a descida até Alte e por dentro desta localidade.
Aqui parece que a paisagem muda por completo e a opção de abordar Alte a partir do seu topo revela-se acertada já que, dessa forma, se capta toda a mística que converte esta terra numa das mais pitorescas e genuínas do Algarve, quiçá de Portugal. Boa parte da sua malha urbana é percorrida em sentido descendente num percurso de extrema agradabilidade, neste caso urbana.