Redactores: André & Rita


Santa Margarida
8100-033 Alte


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

“Visita Brincando” sensibiliza jovens para preservação do património

«Dirigido às escolas, os Serviços Educativos da Divisão de Cultura e História Local da Câmara Municipal de Loulé apresentam mais um programa do projecto “Visita Brincando”, com actividades até ao mês de Junho.
No ano lectivo de 2008/2009, o programa pretende sensibilizar alunos e professores para a visita aos museus, bem como para a necessidade de preservação do património histórico e artístico do seu município.
“Vamos Escavar” é uma das oficinas propostas em que, após a visita guiada ao Museu Municipal de Loulé, os alunos vão conhecer o trabalho dos arqueólogos numa escavação e o percurso dos achados arqueológicos desde que são encontrados até ao momento em que são expostos. Os alunos podem ainda contactar com um terrário exemplificativo de uma campo arqueológico e fazer o restauro das peças encontradas. Esta actividade é dirigida aos estudantes do 1º e 2º ciclos.
Na oficina “Amuletos e Objectos de Adorno”, os participantes - alunos do 1º e 2º ciclo – vão ter oportunidade de visualizar alguns amuletos e objectos de adorno encontrados em escavações no concelho, bem como noutros sítios arqueológicos, e de compor os seus próprios ornamentos.
“Vamos Fazer Empreita” é outra das actividades programadas para os jovens do 1º e 2º ciclos, em que após a visita à cozinha tradicional algarvia, os participantes podem visualizar alguns exemplares dos mais variados objectos feitos a partir da empreita e experienciar a elaboração da mesma.
Ainda no âmbito do programa decorrem visitas guiadas ao Pólo Museológico de Salir, coordenadas por técnicas dos Serviços Educativos da autarquia, e que se destinam a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.
Outra das acções previstas é a iniciativa “Cândido Guerreiro – Uma abordagem à vida e obra” que decorre nas escolas e consiste numa mostra de diapositivos, dando a conhecer não só a vida, mas também a obra deste poeta altense e cuja colecção se encontra no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte.
Quanto às actividades lúdicas e de descoberta, vai realizar-se para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo, a iniciativa “Vamos Apanhar Frutos Secos”, na qual após a visita guiada ao Pólo Museológico dos Frutos Secos, os alunos têm oportunidade de participar num jogo em que vão simular a apanha da amêndoa e da alfarroba, e também a actividade “Vamos Procurar a Moura Cássima” na qual, após a visita guiada ao Castelo de Loulé, os alunos vão fazer uma caça ao tesouro e vão à procura de objectos pertencentes a personagens da Lenda da Moura Cássima. Seguidamente vão contactar com lendas algarvias recolhidas por Ataíde Oliveira.
Este ano vão ser acrescentados três projectos: “Tia Anica de Loulé – Mana Anica da Fuzeta”, que pretende estudar e divulgar a história da Tia Anica de Loulé, envolvendo as escolas numa pesquisa bibliográfica, investigação das personagens do conto, estudo de elementos paisagísticos patrimoniais referenciados no conto, culminando num concurso literário e publicação com base nesta história.
“O Museu Sai à Rua” consiste em duas actividades de exploração pedonal que se vão realizar fora dos espaços museológicos: “À descoberta da muralha da cidade” e “Uma aventura pelo património histórico e artístico de Loulé”.
Por último, vão decorrer acções de sensibilização sobre o património histórico e artístico de Loulé que vão ser realizadas nos estabelecimentos de ensino pelas técnicas do Serviços Educativos, recorrendo a meios audiovisuais.
Será ainda realizada uma acção de formação para professores na área do património histórico, durante o mês de Maio, e serão iniciadas algumas oficinas para adultos.»
Fonte: Região Sul, 15-1-2009