Companhia de teatro - "TEATRO AO LARGO"
«O Teatro ao Largo foi criado em 1994, com o objectivo de providenciar um serviço de teatro profissional nas vilas e aldeias do Baixo Alentejo. O projecto fundamentou-se num forte compromisso dos seus membros fundadores com o princípio de promover a cultura em zonas rurais. Dois deles, Steve Johnston e Pureza Pinto Leite, trabalharam durante muitos anos com grupos de teatro sediados em zonas rurais em Inglaterra e na Alemanha, e observaram em primeira mão o valor desse trabalho na promoção da qualidade de vida e da inclusão social.
Conscientes, pela experiência adquirida, de que a forma de conseguir um público numa aldeia é representar no largo principal, em vez de numa sala, o grupo concebeu e construiu o seu próprio teatro móvel, com palco, bancadas, camarins e sistemas de luz e som, tudo transportado por três camionetas. O teatro móvel, as Instalações do grupo, tem sido aperfeiçoado e modernizado ao longo dos anos, e continua a ser o seu principal espaço de representação, sendo no entanto os espectáculos, quando necessário, representados em cine-teatros, casas do povo e escolas. O grupo depressa encontrou pernas para andar. No início de 1995, assinou um protocolo com a C.M. de Odemira, e começou a fazer espectáculos nas aldeias do concelho. Em 1996 foi convidado para representar nos Encontros Acarte, entre outros, e fez digressão em Espanha e França. Em 1997 recebeu o seu primeiro subsídio anual do Ministério da Cultura. Em 2000, a C.M. de Santiago do Cacém providenciou o grupo com dois espaços para ensaios, armazém e oficina.
Tendo como estratégia encontrar financiamento alternativo, e tendo em vista expandir as suas actividades em zonas novas, o grupo esforçou-se por vender os seus espectáculos aos Municípios e aos Festivais de todo o país. »
(Fonte: http://www.teatroaolargo.com/info/quem-somos.php )