Redactores: André & Rita


Santa Margarida
8100-033 Alte


domingo, 10 de janeiro de 2010

IPSS de Loulé receberam subsídios atribuídos pela Câmara

«A Autarquia de Loulé procedeu à entrega de subsídios a 17 instituições sociais do concelho num valor global de 33 mil euros. A cerimónia decorreu quarta-feira. Foi a primeira iniciativa integrada no programa do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
As instituições que receberam os cheques são provenientes das várias freguesias do concelho e têm área de acção em diferentes áreas sociais, com vista à resolução dos problemas das populações.
Trata-se de uma iniciativa integrada na Lei do Mecenato, em que a verba devolvida ao Município por parte da Seguradora Fidelidade Mundial, é assim utilizada em prol do apoio social.
De acordo com a vereadora responsável pelo pelouro da Acção Social, Teresa Menalha, “2010 será um ano em que podemos vir a ter um grande dinamismo, com um conjunto de acções que nos permitirão, em termos de Autarquia, levar a bom porto aquilo que consideramos ser ‘Loulé Concelho Solidário’”.
A atribuição destes subsídios constitui o primeiro momento promovido pela Autarquia de Loulé, no âmbito de um conjunto de acções que fazem parte do programa de 2010 - Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
"É um programa europeu que pretende reconhecer o direito das pessoas em situação de pobreza e exclusão social e a viver com dignidade e a participar activamente na sociedade”, realçou a vereadora.
O responsável regional da companhia de seguros Fidelidade, Francisco Sousa, deixou a ideia de que “no ano de 2010 vai ser preciso uma energia redobrada da parte destas instituições para fazer face às dificuldades que se avizinham”.
Em termos do papel social da Fidelidade Mundial, o director frisou: “não é meramente a questão de lucros que nos move, temos de ter mais alguma coisa para além das relações comerciais com os nossos clientes, e neste caso um dos clientes mais antigos da companhia, queremos reforçar esta relação, não só na parte comercial mas acima de tudo nestes aspectos sociais e, nessa medida, achamos premente continuar a apoiar e a desenvolver esta parceria com o Município”.
IPSS que receberam subsídio:
Associação Bem-Estar Amigos de Querença, Associação Social para o Progresso e Bem-Estar da Freguesia de Benafim, Associação Social e Cultural da Tôr, Associação Pró-Beneficência e Progresso de Alte, Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, Associação Existir, Casa da Primeira Infância, Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte (Apoio Infantil), Centro Paroquial e Social de S. Clemente e S. Sebastião, Centro de Apoio À Criança de Quarteira, Centro Paroquial de Quarteira, Fundação António Aleixo, Grupo de Amigos de Salir, Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão, Santa Casa da Misericórdia de Loulé, Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime e UNIR – Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve.» (Fonte: Região Sul, 7-1-2010)