«Mais 100 quilómetros de linhas eléctricas de muito alta tensão vão começar a ser construídos, até ao final do ano, no Algarve. O objectivo é reforçar o abastecimento de energia à região, que implicará futuramente a interligação da Rede Eléctrica Nacional (REN) à de Espanha.
As novas linhas estão dividas em três troços. Os respectivos Relatórios de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE) estão já em fase de acompanhamento público.
Um dos troços diz respeito à designada Linha Portimão-Tavira, a 400 kV (quilovolts), que será implantada nos concelhos de Silves (freguesia de São Bartolomeu de Messines), Loulé (Alte e Ameixial) e Tavira (Cachopo), passando ainda por Almodôvar, no Baixo Alentejo. Com 50,8 quilómetros e 126 apoios, a linha atravessará terrenos da Rede Natura 2000 (áreas de conservação de habitats), mas o RECAPE prevê "minimizar o atravessamento de áreas sensíveis".
O traçado inicial provocou protestos em Vale Fuzeiros (Silves), tendo a linha sido desviada para o interior. A REN garante que com o novo traçado "não ocorrem sobrepassagens ou vizinhança de edifícios de habitação".
Outro troço diz respeito à Linha Estói-Tavira (150 kV), entre a subestação de Tavira e o apoio P102, nas freguesias de Cachopo, Tavira (Santa Maria) e Santa Catarina da Fonte do Bispo. Terá uma extensão de 25,1 quilómetros e passará por áreas da Rede Natura 2000. Não serão afectadas populações.
Pelas mesmas freguesias passará ainda o troço entre o apoio P101 e a subestação de Tavira, da Linha Tunes-Tavira (150 kV), com 24,9 quilómetros e 50 apoios.»
(Fonte: Correio da Manhã, 19-10-2009)