Redactores: André & Rita


Santa Margarida
8100-033 Alte


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Há mais 'hot spots' com internet grátis em Loulé

«Foram instalados mais dois ‘hot spots’ com a internet livre e grátis na Sala da Assembleia Municipal e na Praça da República em Loulé. Quarteira e Almancil e freguesias do interior também têm. A cidade já dispunha de outros pontos de acesso sem fios na Avenida José da Costa Mealha (zona do Cine-Teatro Louletano) e no Largo de S. Francisco. Em Quarteira existem pontos de internet na Praça do Mar e na Rua Vasco da Gama, junto ao Centro Autárquico. Já em Almancil a internet está disponível no Jardim das Comunidades e nas freguesias do interior os pontos de referência são os respectivos edifícios-sede: Alte, Benafim, Boliqueime, Querença, Salir e Tor. Alguns destes hotspots de internet foram instalados através do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a Globalgarve, no âmbito do Algarve Central e o objectivo é facilitar o acesso à internet a todos os cidadãos, bem como aos visitantes, do litoral às localidades do interior.» (Fonte: Observatório do Algarve, 20.12.2011)
Mas, para além dos locais mencionados, os interessados podem ainda dispor de acesso à internet utilizando os computadores existentes na Biblioteca Municipal de Loulé e no Pólo da Biblioteca, em Quarteira.

sábado, 3 de dezembro de 2011

CP encerra linha regional do Sul e diminui paragens do Intercidades

«A CP anunciou que "vai implementar um novo horário e modelo de exploração na linha do Sul para o serviço ferroviário de passageiros" encerrando a linha regional do Sul, a 13 de dezembro. Em causa fica o movimento ferroviário nas estações de Setúbal, Praias do Sado, Mouriscas do Sado, Montenovo Palma, Canal Caveira, Azinheira dos Barros, Lousal, Ermidas do Sado, Alvalade, Amoreiras-Odemira, Luzianas, Santa Clara-Sabóia, Pereiras e S. Marcos. Esta medida irá também “levar a uma redução do número de comboios nas estações de Alcácer do Sal, Grândola, Funcheira, Messines Alte e Tunes que se verão privados das paragens de comboios regionais. A CP considera no seu comunicado, que o menor número de paragens do Intercidades Lisboa – Faro “reduz a viagem em 30 minutos”, num modelo de “exploração da linha do Sul do serviço ferroviário de passageiros que tem como objetivo gerar condições de atratividade e sustentabilidade do transporte ferroviário nessa região”. Assim, o Intercidades na ligação Lisboa – Faro passará apenas a parar em Entrecampos, Sete Rios, Pragal, Pinhal Novo, Grândola, Ermidas-Sado, Funcheira, Santa Clara – Sabóia, Messines, Tunes, Albufeira e Loulé, passando a utilizar a variante de Alcácer, para obter a anunciada redução da viagem. A CP anuncia ainda a supressão do serviço regional na ligação entre Setúbal e Tunes. Sem alterações fima apenas os comboios Alfa Pendular, com 2 comboios diários por sentido ligando as cidades Porto e Faro.» (Fonte: Observatório do Algarve, 3.12.2011).

Igreja Matriz de Alte

Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, remonta ao século XIII.

A sua construção terá sido ordenada pela mulher do segundo Senhor de Alte, que assim agradeceu o regresso do esposo, que voltava da VIII Cruzada à Palestina.

A igreja sofreu remodelações nos séculos XVI e XVIII, apresentando actualmente um interior composto por três naves separadas por arcos, suportados por fortes colunas.

O maior destaque vai forçosamente para a lindíssima abóbada artesoada, revestida de azulejos do século XVIII, azuis e brancos.

A talha dourada dos retábulos das capelas de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e São Francisco contrasta com os azulejos polícromos que revestem a Capela de São Sebastião.

Belas imagens de Santa Teresa, do século XVII, e de Nossa Senhora do Rosário e Santa Margarida, do século XVIII, completam a decoração da igreja.

(Fonte: Viajar Clix, Filomena Gonçalves, 03.12.2011)