Redactores: André & Rita


Santa Margarida
8100-033 Alte


quarta-feira, 30 de junho de 2010

terça-feira, 1 de junho de 2010

Lenda de Santa Margarida

Lenda de Santa Margarida


«A aldeia de Santa Margarida era antigamente denominada por Vila Verde do Vale e era a aldeia mais relevante destes arredores. Acerca desta aldeia conta-se que havia uma rapariga, chamada Margarida, muito bonita e de famílias pobres que queria ser freira, mas o seu pai tinha planos mais ambiciosos para ela. Pois este queria que ela se casasse com o filho de um rico lavrador da zona. Margarida nunca aceitou as exigências do pai, pois ela achava que tinha vocação para servir a Deus e não queria casar com ninguém.
Para castigar a filha e para que ela mudasse a sua decisão, ele mandava Margarida ir sozinha para o mato apanhar palmas. Mas mesmo assim, Margarida nunca mudou de ideia. Um dia o pai resolveu seguir a filha para saber se não haveria outro motivo que a levasse a aceitar os castigos que ele lhe dava, sem que ela se queixasse sequer. Aí, ele viu Margarida a apanhar as palmas, quando subitamente surge na sua frente uma serpente gigante. Muito assustada, Margarida recuou, mas logo no mesmo instante apareceu uma luz do céu e ouviu uma voz divina que lhe disse:
“- Não tenhas medo Margarida! Põe-lhe o pé em cima que ela não te faz mal.”
E assim foi. Desde esse dia o pai de Margarida nunca mais a castigou, pois tinha constatado com os seus próprios olhos que ela era uma Santa.
A notícia espalhou-se rapidamente, e a aldeia passou a ser conhecida por Santa Margarida e conserva esse nome ainda hoje.»
(Fonte: Junta de Freguesia de Alte, Portal, 2010)